Mineral Pet Litter

Sustentabilidade

O sector MPL é um sector responsável?

A extração dos minerais utilizados nas camas para animais de companhia baseia-se nos princípios de extração responsável da UE(ligação). Estes seguem três pilares diferentes estabelecidos pela Comissão Europeia. Estes têm como objetivo alcançar uma economia europeia sustentável em termos de desempenho ambiental, social e económico. Esta abordagem é uma parte essencial do abastecimento responsável.

Aprovisionamento responsável: Regulamentos da UE e considerações éticas

A União Europeia dá cada vez mais importância ao abastecimento responsável de todas as matérias-primas, incluindo os minerais utilizados nas camas para animais de companhia. Os regulamentos específicos podem variar consoante o mineral exato e a sua origem. No entanto, os princípios gerais envolvem frequentemente a proteção do ambiente, práticas laborais éticas e, cada vez mais, a recuperação dos locais de extração. As diretivas genéricas da UE relativas às indústrias extractivas visam minimizar os impactos ambientais negativos através de medidas como as avaliações de impacto ambiental (AIA) obrigatórias antes do início do projeto. Incluem também a adesão a protocolos rigorosos de gestão de resíduos para evitar a contaminação do solo e da água. Além disso, implementam planos de reabilitação durante e após a cessação das operações mineiras. Estes planos incluem frequentemente a recuperação da biodiversidade, a estabilização de formas de relevo e a gestão segura de quaisquer resíduos de extração mineira. Isto garante que a terra pode ser devolvida a um uso benéfico ou a um estado de valor ecológico. Além disso, há uma expetativa crescente de que as empresas demonstrem a devida diligência nas suas cadeias de abastecimento. Têm de garantir que a extração destes minerais não contribui para violações dos direitos humanos ou práticas pouco éticas. No entanto, os regulamentos vinculativos específicos sobre o aprovisionamento de minerais variam consoante os sectores e estão em constante evolução no âmbito da UE.

Ambiente: A extração e o processamento de MPL são efectuados aplicando princípios de gestão ambiental em conformidade com o Pacto Ecológico Europeu e prestando atenção à qualidade da água, do ar e do solo, apoiando simultaneamente a atenuação das alterações climáticas e a conservação da biodiversidade.

Economia e governação: A extração e a transformação são realizadas para satisfazer as necessidades da sociedade moderna em termos de minerais; aplicar a economia circular e a eficiência dos recursos, nomeadamente para promover a valorização dos resíduos.

Social: A exploração mineira e o processamento de MPL são feitos com respeito pelos direitos humanos, culturas, costumes e valores das pessoas afectadas pelas actividades de extração e processamento. Para além disso, é dada uma atenção contínua à melhoria da saúde, segurança e competências dos trabalhadores.

O que acontece com as MPL usadas?

O MPL usado é normalmente eliminado através do lixo doméstico, tal como descrito na embalagem. Outra opção de eliminação é o contentor específico oferecido em muitos municípios e, consequentemente, a compostagem em grande escala. Quando permitido a nível regional, também pode eliminar o lixo e os grânulos não utilizados através do contentor de lixo orgânico oferecido.

Na Europa, 27% dos resíduos urbanos são incinerados. Os minerais presentes nos resíduos urbanos incinerados são recuperados sob a forma de cinzas volantes e reutilizados em diferentes indústrias, como a indústria dos painéis de parede. As cinzas volantes são frequentemente utilizadas em materiais de construção (cimento, betão, cerâmica, vidro e vitrocerâmica); aplicações geotécnicas (pavimento de estradas, aterros); “agricultura” (alteração do solo); e diversos (sorvente, condicionamento de lamas). A reciclabilidade global das aplicações de MPL está a aumentar devido a regulamentos rigorosos da UE.

Qual é o impacto do MPL no clima?

Conteúdo a acrescentar – disponível em maio de 2025

A exploração mineira de MPL está a prejudicar a natureza?

Não na Europa, se for feito corretamente, uma vez que é obrigatório preparar planos para aprovação pela administração antes de começar a garantir a preservação de áreas/plantas/animais especiais, as empresas são controladas durante a exploração da mina e têm de apresentar um plano aprofundado para recuperar toda a área.
Como membro fundamental do nosso ambiente rural, estamos empenhados, tanto com o ambiente como com os nossos vizinhos, em devolver as minas concluídas aos anteriores proprietários ou municípios, adaptando convenientemente cada campo à sua futura utilização específica (cereais, árvores de fruto, pastagens, etc.)